MENU
Topo
O futuro sempre presente

Vamos falar de Previdência Privada?

24/11/2020

A PREVIC convida a todos a participar da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, a Semana ENEF, entre os dias 23 e 29 de novembro, que se dará de forma predominantemente online.

A PREVIC fará uma lives diárias  em seu canal no Youtube  durante toda a semana ENEF

A programação da 7ª Semana ENEF pode ser encontrada em http://www.semanaenef.gov.br

 

Alteração mudança de Perfil de Investimentos

17/11/2020

Em dezembro o participante do Plano CD poderá mudar seu perfil de investimento.

Para isso, precisa preencher o formulário de mudança de perfil e enviar para a Central de Atendimento ECOS.

Além disso, todo participante precisa preencher o questionário de Perfil de Investimentos e enviar também para a Central de Atendimento.

Acesse aqui o INFORMATIVO CD e o QUESTIONÁRIO DE PERFIL DE INVESTIMENTOS

 

 

Revista Tempo ECOS – SET / OUT 2020.

05/11/2020

INFORMATIVO ECOS – SETEMBRO/2020

29/09/2020

Informativo ECOS do mês de SETEMBRO/2020, contendo as informações dos Planos BD, CD e PGA,  do mês de AGOSTO, encontra-se disponível no site da ECOS na opção:

COMUNICAÇÃO – INFORMATIVO ECOS

Revista Tempo ECOS – JUL / AGO 2020.

03/09/2020

A Revista Tempo ECOS do Bimestre  Maio – Junho /2020, encontra-se disponível no site.

Clique Aqui.

INFORMATIVO ECOS – JULHO/2020

25/08/2020

Informativo ECOS do mês de AGOSTO/2020, contendo as informações dos Planos BD, CD e PGA,  do mês de JULHO, encontra-se disponível no site da ECOS na opção:

GESTÃO – INFORMATIVO ECOS

INFORMATIVO ECOS – JULHO/2020

28/07/2020

Informativo ECOS do mês de JULHO/2020, contendo as informações dos Planos BD, CD e PGA,  do mês de JUNHO, encontra-se disponível no site da ECOS na opção:

GESTÃO – INFORMATIVO ECOS

Revista Tempo ECOS – MAI / JUN 2020.

08/07/2020

A Revista Tempo ECOS do Bimestre  Maio – Junho /2020, encontra-se disponível no site.

Clique Aqui.

INFORMATIVO ECOS JUNHO/2020

25/06/2020

Informativo ECOS do mês de JUNHO/2020, contendo as informações dos Planos BD, CD e PGA,  do mês de MAIO, encontra-se disponível no site da ECOS na opção: GESTÃO – INFORMATIVO ECOS

As agências do INSS serão reabertas gradualmente a partir de 13 de julho

23/06/2020

A Secretaria de Especial de Previdência e Trabalho (Seprt) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram o retorno gradativo do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social, a partir do dia 13 de julho. O atendimento por meio de canais remotos continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.

Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

O atendimento gradual e seguro irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

O instituto irá disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

Fonte: INSS

 

11 de junho feriado Corpus Christi

09/06/2020

Devido ao feriado de Corpus Christi, a Fundação ECOS informa que, na quinta-feira 11 de junho, não haverá expediente. Na sexta-feira 12, o expediente será normal em home office das 8h às 12h e 13h às 17h.

INFORMATIVO ECOS – MAI/2020

26/05/2020

Informativo ECOS do mês de MAIO/2020, contendo as informações dos Planos BD, CD e PGA,  do mês de ABRIL, encontra-se disponível no site da ECOS na opção: GESTÃO – INFORMATIVO ECOS

Salvador antecipa feriados para ampliar Isolamento Social.

25/05/2020

Informamos que durante a semana de 25 a 29 de maio, será feriado em Salvador devido a feriados antecipados: São João (24/06), Independência da Bahia(02/07), Nossa Senhora da Conceição (8/12) e mais dois dias de feriado através de decreto conjunto do Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador. Essa decisão anunciada no final da tarde de sexta-feira(22), tem por objetivo a diminuição de pessoas expostas nas ruas e assim reduzir a contaminação ao vírus COVID-19

Revista Tempo ECOS – MAR / ABR 2020.

08/05/2020

A Revista Tempo ECOS do Bimestre  Março-Abril /2020, encontra-se disponível no site.

Clique Aqui.

Relatório Anual ECOS 2019

30/04/2020

Caros participantes e assistidos, encontra-se no site o Relatório Anual da ECOS – 2019. Para acessá-lo, vá na opção GESTÃO – RELATÓRIO ANUAL, digite o seu CPF e senha (a mesma da área do participante no site). Boa leitura!

Informativo ecos – ABR2020

28/04/2020

Informativo ECOS do mês de ABRIL/2020, contendo as informações dos Planos BD, CD e PGA,  do mês de MARÇO, encontra-se disponível no site da ECOS na opção:

GESTÃO – INFORMATIVO ECOS

Não devemos desprezar uma boa crise

09/04/2020

A crise econômica trazida pelo Covid-19 é sem precedentes. A medida mais adotada pelos governos para a contensão do vírus é a de isolamento social, isso porque ainda não temos um consenso a respeito do tratamento da doença, tão pouco solução em relação a vacina de prevenção ao vírus.  A restrição de mobilidade das pessoas, bem como o fechamento de boa parte do comércio, resultantes do isolamento horizontal imposto em diversos países, trazem consigo um impacto gigantesco à dinâmica da economia global. A recessão mundial é uma realidade clara, porém a sua intensidade e duração dependem muito do quão prolongado será esse processo de confinamento.

É bem verdade que os Bancos Centrais estão agindo com empenho na tentativa de injetar liquidez na economia, bem como dar maior tranquilidade aos mais fragilizados da cadeia produtiva, através de baixa de juros, concessões e até aportes financeiros. Acontece que essas mesmas medidas vinham sendo tomadas, em menor escala, em diversas outras situações de crise, e por isso são cada vez menos eficazes. A economia global já estava frágil.

A turbulência no preço dos ativos no mundo chegou muito rápido e desconstruiu qualquer racionalidade na flutuação das cotações. As ações sofreram uma derrocada histórica, num período muito curto, sem precedentes. Comodities também tiveram revés forte, além da crise do COVID-19 também por conta da guerra do preço do petróleo. Ativos imobiliários, de renda fixa e até o ouro, que historicamente se comportava como porto seguro nas crises. Nesse cenário de aversão a risco, todos os ativos sofreram, principalmente nos países emergentes.

No Brasil, observamos a queda da bolsa, fundos imobiliários, depreciação do câmbio, e abertura das taxas dos ativos de renda fixa, principalmente no mercado secundário dos ativos de crédito, como debentures, visto que as novas emissões congelaram. A forte depreciação dos ativos ultrapassou, em diversos casos, a avaliação dos fundamentos, e por isso algumas oportunidades interessantes se colocam à mesa. No mercado de ações, algumas empresas chegaram a patamar de preços interessantes na avaliação de indicadores e, além disso, o % de dividend yield aumentou consideravelmente por conta da queda dos preços. Diversos fundos de investimento também ficaram baratos, e alguns bons gestores reabriram para captação.

No caso dos ativos de crédito, as oscilações nos preços têm acontecido sem distinção, qualquer que seja o rating e o prazo, mesmo considerando o crédito high grade, de melhor qualidade. Por exemplo, existem hoje ativos AAA com spreads muito parecidos com os de ratings A e AA. A pressão nesses papeis se dá por diversos fatores, desde a aversão geral ao risco, passando pela onda de resgate que os fundos de crédito vêm enfrentando. Por esses motivos, podemos observar hoje papeis de empresas sólidas, com excelente qualidade de crédito, boa liquidez de curto prazo, operações com geração de caixa e total capacidade de honrar seus compromissos a despeito da crise, pagando IPCA + 5 ou 6% ao ano, patamar muito atrativo para composição de carteira.

Essa crise é sim muito dura e incerta, porém chegamos num patamar de volatilidade que gerou diversas oportunidades que podem ser capturadas. É importante ressaltar, por outro lado, dois importantes fatores:

1)  fazer market timing – estratégia de tomar decisões de compra ou venda de ativos financeiros, tentando prever futuros movimentos de preços de mercado – nesse momento de alta volatilidade, é muito perigoso. Portanto, assumir um papel de trader em posições mais táticas, de curtíssimo prazo, traz um risco grande de perda de patrimônio. Por esse motivo, é sempre importante investir com fundamento e ter ciência dos riscos;

2) toda a movimentação realizada deve condizer com o orçamento de risco da carteira: que volatilidade estou disposto a enfrentar? No caso das pessoas físicas, o perfil de investidor deve ser respeitado, já os investidores profissionais e institucionais devem atentar aos mandatos de risco, liquidez e solvência.

Vivemos, portanto, uma realidade que machucou muito os investidores, e deve machucar ainda mais antes de melhorar. Uma pena ter acontecido num momento de maior conscientização da população em relação a investimentos em geral, muito em função das novas plataformas de investimentos, e também dos influenciadores digitais. É, por outro lado, um momento de aprendizado para todos. Observamos o copo meio vazio na maior parte do tempo, porém as oportunidades que vêm aparecendo nos obrigam a atentar ao copo meio cheio. Nos adaptemos, reavaliemos e ajustemos os orçamentos de risco, e sigamos em frente!

Guilherme Gonzalez

Analista de Investimentos – Fundação Ecos

Governo reduz a zero a alíquota do IOF para operações de crédito

03/04/2020

Através do Decreto 10.305, de 01/04/2020, o Presidente da República, determinou que a alíquota do Imposto de Operações de Crédito (IOF) ficará reduzida a zero, para qualquer transação de crédito no período de 03 de abril à 3 de julho/2020. Esse decreto atinge os empréstimos ECOS, portfólio da carteira de investimentos do Plano BD.

INFORMATIVO ECOS – MAR/2020

26/03/2020

Informativo ECOS do mês de MARÇO/2020, contendo as informações dos Planos BD, CD e PGA,  do mês de FEVEREIRO, encontra-se disponível no site da ECOS na opção:

GESTÃO – INFORMATIVO ECOS

VOLATILIDADE NO MERCADO FINANCEIRO GLOBAL

23/03/2020

Caros Participantes e Assistidos,

Estamos recebendo mensagens de preocupações, de alguns participantes, quanto à situação econômico-financeira dos planos administrados pela nossa Ecos, diante do agravamento da crise sanitária global causada pelo novo coronavírus na economia mundial e nos mercados financeiros ao redor do mundo.

Gostaríamos, então, de deixá-los cientes e tranquilos, pois o foco desta administração, sempre foi e sempre será a continuidade dos negócios e na garantia de pagamento dos benefícios de aposentadorias e pensões aos assistidos. Portanto garantimos que não há nenhum risco quanto a isso. Contamos com recursos suficientes para continuar a fazer frente ao nosso compromisso de pagar os benefícios contratados.

Por outro lado, o momento de oscilação do mercado terá impacto forte pontual nos resultados dos planos dado o momento de pânico nos mercados, porém, por conta da característica de longo prazo dos investimentos dos planos, acreditamos que no futuro as cotações voltarão a normalidade.

Nosso comitê de investimentos tem discutido cenários e estratégias, acompanhando a disseminação dos casos pelo mundo, porem o melhor a fazer em momentos de altíssima volatilidade é não tomar medidas bruscas.

Acompanharemos a evolução dos mercados e o posicionamento dos Bancos Centrais, a fim de adequar as posições com serenidade e equilíbrio, com o foco exigido por investimentos em previdência.

Em breve daremos mais noticias

Diretoria Executiva ECOS