Aposentado da ECOS é homenageado em evento da ABRAPP

A homenagem ao Dia do Aposentado, promovida pela Abrapp, ICSS e Sindapp, contou com a  presença de mais de 200 pessoas, evento que já faz parte do calendário do segmento. Os aposentados homenageados durante o evento representaram as 264 entidades associadas à Abrapp, fundações que pagam, por mês, mais de R$ 2 bilhões em benefícios aos seus participantes. Este ano a Fundação ECOS convidou o aposentado, Reynaldo Giarola para receber das mãos de Jussara Salustino, Diretora Presidente da ECOS, o diploma em nome de todos os assistidos da entidade.

O evento contou com a palestra de Ainor Lotério sobre “Qualidade de Vida na 3ª Idade”. Segundo ele, a felicidade é fruto de verdades simples e distantes do consumismo. É um conjunto de pensamentos positivos, bons sentimentos, atitudes que nos aproximem do outro, autonomia, integração social e cuidados com a autoestima.

Ao abrir o evento, o Presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto, foi direto ao ponto: “ao pagar regularmente aos aposentados os benefícios que lhes garantem uma maior renda, os fundos de pensão dão provas de competência na gestão, adequada governança e valorização da ética”. E completou: “os fundos de pensão dão mostras de tudo de que precisam para honrar os seus compromissos com os assistidos”.

Para José Ribeiro, episódios isolados nem de longe afetam a solidez e a estabilidade da previdência complementar fechada brasileira, são casos muito localizados que, depois de devidamente apurados e confirmados, devem ser exemplarmente punidos e corrigidos.

Na mesma linha manifestou-se o Diretor-Superintendente da Previc,  José Roberto Ferreira, no entender de quem “o sistema é sólido e ético e fatos isolados não podem fazer a sociedade pensar diferente”. Para ele, a cerimônia em homenagem aos aposentados é a melhor prova de que o sistema merece todos os créditos.

Dentro da mesma idéia, o Secretário de Políticas de Previdência Complementar, Carlos de Paula, sublinhou que “pontos fora da curva não podem ofuscar o que o sistema é”. E salientou o imenso significado do evento a que se estava assistindo, onde perto de uma centena de aposentados eram homenageados em nome dos mais de 700 mil assistidos a que hoje os fundos de pensão pagam benefícios.  Dirigindo-se aos presentes, de Paula disse: “os senhores são a melhor expressão do sonho que tivemos lá atrás”. E acrescentou: “essa cerimônia mostra que valeu a pena trilhar o caminho que nos trouxe até aqui”.

Fonte: Diário dos Fundos de pensão – Jorge Wahl