Rentabilidade

PLANO BD – AGOSTO / 2015.

No Brasil, os destaques do mês foram a divulgação pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do Produto Interno Bruto (PIB) do 2º trimestre/2015, e o envio do governo ao Congresso de mais uma revisão do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2016.
Conforme esperado, o PIB apresentou queda de 1,9% na comparação do segundo trimestre de 2015 contra o primeiro trimestre do ano, número um pouco acima do esperado pelo mercado, que tinha expectativa de retração 1,7%.
Quanto ao orçamento, o projeto enviado pelo governo incorpora nova redução da meta de resultado primário, desta vez, considerando um déficit, o que gerou perplexidade no mercado, com uma repercussão bastante negativa, confirmando fragilização do governo na condução da política para equilibrar as contas públicas.
No cenário externo, a volatilidade nos mercados globais segue alta. Mais um mês com forte desvalorização da moeda chinesa e fortalecimento do dólar. Continua na pauta a perspectiva de elevação da taxa de juros nos Estados Unidos e a desaceleração da economia chinesa, que tem influenciado diretamente os países emergentes, pela redução de demanda por commodities.

O quadro abaixo, demonstra a evolução dos principais indicadores do mercado: